BOTÂNICA


O aparecimento e a dispersão dos frutos foram aspectos importantes na radiação evolutiva das angiospermas e por esse motivo, conseguimos identificar uma grande variedade de frutos que podem ser classificados como simples, múltiplos ou agregados. Sobre os tipos de frutos, marque a afirmativa CORRETA.

 


O limão é um fruto carnoso do tipo baga.


A ervilha é um exemplo de fruto simples do tipo drupa.


A ameixa é um exemplo de fruto simples e seco cujo carpelo único se abre de um só lado quando maduro.


O abacaxi é um exemplo de fruto formado por vários carpelos separados em uma mesma flor.


O morango é formado a partir de gineceus oriundos de mais de uma flor.

Os vegetais são essenciais em nossas vidas. Dependemos deles para obtermos parte do oxigênio que respiramos, o alimento do nosso dia-a-dia, a madeira para confecção de objetos, essências para a produção de perfumes, princípios ativos para o tratamento de diversos males, enfim, o que seríamos sem as plantas? Sabe-se que alguns grupos são mais bem adaptados e diversificados que outros, sendo as Angiospermas o grupo mais numeroso tanto em quantidade de espécies como em número espécimes.

Uma das características das Angiospermas que as tornam singular dos demais grupos de vegetais é a presença da estrutura reprodutiva:


óvulo


estróbilo


fruto


semente


xilema

Sabe-se através de estudos evolutivos que as pteridófitas inauguraram a fase de conquista do ambiente terrestre com o desenvolvimento de vasos condutores de seiva. Porém, ainda é cedo para falar em total independência, pois a água ainda se faz necessária para reprodução.

Observe o esquema a seguir do ciclo reprodutivo de uma pteridófita.

 

Figura: Ciclo de vida de uma pteridófita.

Fonte: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

 

Tomando como base o ciclo reprodutivo das pteridófitas, pode-se afirmar:

 

 


a partir de um esporo, forma-se uma estrutura chamada protonema.


diferente das briófitas, nas pteridófitas o esporófito é independente do gametófito.


os órgãos sexuais masculinos e femininos, produtores de gametas, se desenvolvem e se diferenciam no esporófito.


os soros são estruturas presentes nas folhas das pteridófitas, os quais contém os gametas que são liberados apenas em ambiente úmidos.


ao germinar, os esporos haploides sofrem diferenciação e se tornam vegetais adultos, como as conhecidas samambaias.

A maior parte das gimnospermas está distribuída em regiões montanhosas e em locais de clima temperado nos hemisférios norte e sul. No Brasil, a distribuição natural deste grupo ocorre principalmente no sul do país, onde o clima é mais ameno. No entanto, elas são cultivadas em praticamente todo o país devido aos seus usos como plantas ornamentais, na produção de madeira, na alimentação, entre outros.

A respeito das características das gimnospermas, marque a alternativa CORRETA.

 


O surgimento das gimnospermas ocorreu há cerca de 4 bilhões de anos e representou um grande avanço evolutivo, já que foram as primeiras plantas a apresentarem semente.


A presença de rizoides, caulídios e filídios é uma das características marcantes das gimnospermas.


Os pinheiros são representantes das gimnospermas e, portanto, apresentam fase gametofítica reduzida e esporófito dependente.


As gimnospermas já fizeram parte do grupo das espermatófitas juntamente com as angiospermas. Atualmente o filo Spermatophyta foi fragmentado por não representar um grupo monofilético.


O fruto das gimnospermas é denominado pinha. É ele quem abriga o pinhão, semente que pode ser utilizada na alimentação humana.

Aquilo que para no tempo, que não evolui, tende a desaparecer. A esta evolução, vamos dar ênfase nos meios de adaptação dos seres vivos ao ambiente. Sabemos dos diferentes tipos de ambiente, clima e outras condições impostas pela superfície terrestre. Ao estudar os grupos vegetais, percebe-se uma nítida diferenciação entre eles.

Comparando o grupo das gimnospermas com os grupos anteriores, pode-se afirmar que são características novas e que contribuíram para o definitivo estabelecimento terrestre das gimnospermas:


Surgimento de revestimento externo.


Presença de epiderme e estômatos.


Independência de água do meio no transporte de gametas pelo surgimento do tubo polínico.


Presença de vasos condutores de seiva.


Presença de órgãos verdadeiros como raiz, caule e folhas.

Os frutos são as estruturas que protegem as sementes enquanto as mesmas amadurecem. Para que uma planta consiga sucesso reprodutivo, várias foram as estratégias desenvolvidas ao longo da evolução para a dispersão dos frutos e sementes.

A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo:

 

I. Os frutos são óvulos maduros contendo um embrião.

II. A dormência é um estado em que as sementes viáveis não germinam, embora algumas vezes sejam fornecidas condições ambientais adequadas. Apesar da plântula não se desenvolver, o embrião continua vivo até que possa germinar. O que permite que o embrião sobreviva tanto tempo, mesmo sem fontes externas de nutrientes é o endosperma.

III. A semente é uma característica evolutiva importante que surgiu nas angiospermas e que permitiu o sucesso adaptativo do grupo.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):


I e II, apenas.


I e III, apenas.


II, apenas.


I, II e III.


I, apenas.

As flores são compostas por folhas modificadas das angiospermas, com a função de realizar a reprodução deste grupo vegetal. A flor possui uma estrutura complexa, formada por estruturas diversificadas. A parte da flor responsável pela produção de grãos de pólen é denominada:


estame.


bráctea.


pedicelo


carpelo.


receptáculo

As monocotiledôneas, como as gramíneas, por exemplo, possuem a estrutura do caule com crescimento primário. Isso significa que entre as características de sua anatomia interna, está:


a formação de anéis anuais de crescimento.


a formação do felogênio no córtex que origina o súber e a feloderme.


a presença de câmbio fascicular que produz vasos liberianos e lenhosos.


a dispersão de feixes liberolenhosos por entre as células do parênquima.


a presença de lenticelas que permitem as trocas gasosas.

O movimento de moléculas de água através da membrana plasmática é chamado osmose e ocorre do local que possui alto potencial hídrico para o local de potencial hídrico mais baixo. Suponha que você plantou uma árvore cuja raiz apresenta baixo potencial hídrico em um solo de alto potencial hídrico. Podemos afirmar que:


existe uma tendência para que a água passe, por osmose, da raiz da árvore para o solo.


o solo apresenta uma maior concentração de soluto em relação à raiz da árvore.


a raiz da árvore é isotônica em relação ao solo.


a raiz da árvore é hipertônica em relação ao solo.


o solo é hipertônico em relação à raiz da árvore.

O oxigênio presente na atmosfera é liberado pelas plantas como resultado do processo de fotossíntese, mas também é utilizado pelas mesmas para a realização dos processos vitais. Tecidos internos do caule que são metabolicamente ativos, necessitam realizar trocas gasosas com o meio que o circunda, no entanto, sabe-se que o caule é formado por células suberosas que o tornam impermeáveis à água e gases. Neste caso, as trocas gasosas entre o caule e o meio acontecem por intermédio de:


vacúolos citoplasmáticos.


cloroplastos.


lenticelas.


estômatos.


periderme.

Páginas: 1234567